grindcore morto

Death Metal Angolano: Sobre o Documentário

"THE HARDER HARDCORE 
IS THE ANGOLAN HARDCORE"

Ou "A porradaria mais porrada é o som porrada angolano", isso numa tradução totalmente livre de qualquer compromisso. Também é bem legal se liberar nem que seja momentaneamente das linhas guias que a Europa traça na música extremada e dar atenção a essa inusitada cena de rock e metal.
Infelizmente, por ora aqui só em trailers e "documentários-sobre-o-documentário", o sufoco de quem sobrevive na carcaça da outrora pulsante cidade de Huambo, estraçalhada pelos 27 anos de guerra civil (1975 - 2002) e encontra no  inesperado estilo musical e cultural o respiradouro pra tocar a coisa toda da vida adiante.  Exemplos disso e peça principal aqui, estão Sonia e Wilker, os encarregados de um orfanato que abriga 50 crianças (O Okutiuka) e a organização do primeiro festival de rock e metal do país. Jeremy Xido (diretor)  acompanha essa organização. Daí o amalgama dos constantes relatos de entes perdidos nos bombardeios que também levaram a produção cultural local e a pilhagem gringa das riquezas naturais que não cessa nem no pós-morte.  E como é solto no próprio filme, "para um país que não estava habituado a ouvir barulho de música mas a ouvir barulho de tiros, [isso] é muito bom".
Ao longo das pesquisas, surgem alguns nomes da cena musical rock e metal angolana (Before Crush, Neblina,  Dor Fantasma...), que vai valer bem suas buscas net a dentro. 
Óbvio que assim que tivermos disponível e de um modo que não cause prejuízo à produção do doc, dispomos acesso ao vídeo na íntegra por aqui, ok? 


A reportagem CineTV sobre o doc (link):

O trailer oficial no vimeo (link):

e na Vice, uma entrevista bem legal com o diretor (link)

deathmetalangola.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário